Quer viajar para fora do país mas não tem um passaporte? Confira esse passo a passo e saiba como tirar o seu!
Para fazer qualquer viagem, o passageiro precisa apresentar algum de seus documentos de identidade originais. Se a viagem é nacional, o documento pode ser o RG, a CNH ou o DNI, por exemplo.
Já nos casos de viagem internacional, a lista de documentos costuma ser um pouco maior, sendo comum a exigência do passaporte. Por isso, se você pretende viajar para o exterior e ainda não tem esse documento, confira esse post!
O que é o passaporte?
O passaporte é um documento de identidade que permite a travessia da fronteira de um país estrangeiro, servindo para identificar o portador e garantir seus direitos de proteção legal e de retorno ao país de origem.
Todo país exige a apresentação do passaporte?
Não necessariamente. Para viajantes brasileiros, por exemplo, não é necessário apresentar o passaporte para visitar alguns países do Mercosul.
Veja alguns destinos que não exigem a apresentação de passaporte:
- Argentina
- Bolívia
- Chile
- Colômbia
- Equador
- Paraguai
- Peru
- Uruguai
- Venezuela
No entanto, o passaporte não é o único documento necessário para entrar em destinos estrangeiros. O viajante deve ficar atento às listas de exigências, especialmente durante a pandemia de Covid-19. Pode ser necessário apresentar um certificado de vacinação, por exemplo.
Como tirar passaporte
Tirar o passaporte é um procedimento simples e a maior parte do processo pode ser realizada pela internet. Confira:
Reúna os documentos
Para tirar o passaporte, é necessário reunir os seguintes documentos:
– documento de identificação;
– CPF (caso não conste no documento de identificação);
– certidão de casamento (apenas em caso de alteração de nome);
– certificado de naturalização (se você for naturalizado).
Visto que é necessário estar em situação regular com a justiça eleitoral e serviço militar, também é recomendável ter em mãos o título de eleitor, comprovante de votação ou de serviço militar.
No entanto, é importante conferir o site da Polícia Federal para verificar se há necessidade de apresentar algum outro documento específico pois a lista pode variar de acordo com a idade, sexo, estado civil, etc.
Preencha o formulário
O formulário da PF é simples e exige o fornecimento de dados pessoais, documentos e dados complementares.
Pague o GRU
Após preencher o formulário, é gerado um boleto para o pagamento do Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser pago em qualquer banco, aplicativo ou lotérica.
Somente após a aprovação do pagamento (que costuma ser processado pelo sistema entre 24 e 72 horas) é possível seguir com o processo.
Agende um atendimento
Com o GRU já pago, é necessário agendar uma data para atendimento em um dos postos da PF. O posto escolhido será também o local de retirada do passaporte.
Apresente os documentos
No dia agendado, compareça ao posto com pelo menos 15 minutos de antecedência (conforme recomendação da PF). É necessário levar toda a documentação separada e, se puder, é recomendável levar a GRU paga.
Nesse dia, a PF deve conferir os documentos, coletar as impressões digitais e tirar uma fotografia. Feito isso, é só aguardar.
Fique de olho no andamento
Geralmente o passaporte leva até 6 dias úteis para ficar pronto, mas é fundamental acompanhar o processo. É possível consultar o andamento nesse link.
Retire o passaporte
Quando o passaporte ficar pronto, é só comparecer ao posto com um documento de identidade original e fazer a retirada. O passaporte só pode ser entregue ao titular do documento, que deve estar acompanhado dos responsáveis caso seja menor de idade.
Se o passaporte não for retirado em até 90 dias, será cancelado.
Imagens: Freepik