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Conheça o Novo Ensino Médio

Saiba quais são as mudanças do Novo Ensino Médio e fique por dentro do cronograma de implantação proposto pelo MEC.

18 de agosto de 2021 - Atualizado 22/11/2021

O Novo ensino médio entrará em vigor a partir de 2022 para os alunos do primeiro ano e até 2024 estará em todas as turmas do país. 

Além disso, a carga horária dos estudantes será ampliada e haverá nova estrutura curricular.

As ações e o cronograma nacional para o início da  implementação foram divulgados dia 14 de agosto pelo Ministério da Educação.

Compreenda como funcionará esse novo modelo educacional que valerá para escolas públicas e privadas do país.   

O que é o Novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio é uma mudança na estrutura do ensino médio promovida pela Lei nº 13.415/2017, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e define uma organização curricular mais flexível.

Na prática, trata-se de uma reforma matriz de referência curricular dos alunos do 1º, 2º e 3º ano dessa etapa escolar.

Tal mudança contempla uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os itinerários formativos, que são a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. 

Enfim, os principais objetivos são garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

O que muda com o Novo Ensino Médio?

 As principais mudanças do Novo Ensino Médio são:

  • a ampliação da carga horária dos estudantes, de 2,4 mil horas para 3 mil horas totais;
  • a adoção de uma uma nova estrutura curricular estruturada em dois grandes blocos:
  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • itinerário formativos.

Vale destacar, que essa nova organização valerá para todas as escolas públicas e privadas do país.

O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

De acordo com o MEC, “é um conjunto de orientações que deverá nortear a (re)elaboração dos currículos de referência das escolas das redes públicas e privadas de ensino de todo o Brasil”.

Nessa via, sua criação tem como objetivo promover a elevação da qualidade do ensino no país por meio de uma referência comum obrigatória para todas as escolas de educação básica.

Ademais, a BNCC define competências e habilidades para quatro áreas do conhecimento, são elas: 

  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

O que são os itinerários formativos?

Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio. 

A ideia é oferecer a possibilidade de o estudante se aprofundar em uma ou mais áreas de conhecimento e/ou na formação técnica e profissional (FTP).

Contudo, as redes de ensino terão autonomia para definir quais os itinerários formativos irão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.

Como será a carga horária do novo ensino médio?

A carga horária de aulas também sofrerá modificações que deverão ser implementadas até 2022. As escolas terão cinco anos, desde a publicação da Lei, para ampliar a carga horária para mil horas anuais, que deverão ser divididas em 200 dias letivos.

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O Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira.

Assim sendo, a carga horária da BNCC deve ter até 1800. Já a carga horária restante deverá ser destinada aos itinerários formativos, espaço de escolha dos estudantes e deve ser de no mínimo 1.200 horas .

Portanto, todas as escolas de ensino médio passarão a ter ensino em tempo integral. 

É importante salientar, que essa mudança ocorrerá de forma gradativa e foi motivada pela Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral do Governo Federal, a qual prevê o repasse de R$ 1,5 bilhão, ao longo de dois anos, para a conclusão da implementação.

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Como ficará o ENEM com a implementação da nova estrutura do Ensino Médio?

A Lei do Novo Ensino Médio, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), não trata especificamente do Enem. 

Todavia, o MEC compreende que o referido exame utilizado no processo seletivo para o ingresso em diversas universidades deve se adequar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Assim sendo, o Enem também será atualizado e a aplicação das mudanças ocorrerá de forma gradual.

Quando o novo ensino médio entrará em vigor?

O Novo Ensino Médio entrará em vigor já em 2022 para os alunos do primeiro ano. A previsão é que até o ano de 2024, esteja implantado em todas as turmas do ensino médio do país.

Cronograma do Novo Ensino Médio.

O cronograma proposto pelo Ministério da Educação é o seguinte:

  • 2021 – acontece a aprovação e homologação dos referenciais curriculares pelos respectivos Conselhos de Educação e formações continuadas destinadas aos profissionais da educação;
  • 2022 – a implementação dos referenciais curriculares no 1º ano do ensino médio;
  • 2023 – a implementação dos referenciais curriculares nos 1º e 2º anos;
  • 2024 – a implementação dos referenciais curriculares em todos os anos do ensino médio.

Vale ressaltar que, de 2022 a 2024, ocorrerá o monitoramento constante da implementação dos referenciais curriculares e da formação continuada aos profissionais da educação.

Cronograma referente aos materiais e recursos didáticos para o Novo Ensino Médio.

  • 2021 – escolha e distribuição das obras, projeto integradores e projetos de vida;
  • 2022 – escolha e distribuição, por área de conhecimento, das obras de formação continuada e dos recursos educacionais digitais;
  • 2023 – escolha e distribuição das obras literárias;
  • 2024 – escolha e distribuição dos materiais e recursos didáticos para os itinerários formativos.

Novo Ensino Médio em São Paulo

O Novo Ensino Médio começou a ser implementado no estado de São Paulo em 2021 para todos os estudantes da 1ª série da Rede de Ensino Pública Estadual .

Segundo publicado no portal oficial do Novo Ensino Médio SP, “a nova proposta curricular aproximará o estudante das transformações da sociedade e do mundo do trabalho, permitindo ter todos os conhecimentos básicos, e ainda poder escolher as áreas de maior interesse, para aprofundar e ampliar seus estudos”.

Por fim, para especialistas técnicos do governo, o Novo Ensino Médio tem foco no protagonismo, na escolha das áreas de interesse, na atuação ativa na escola e na definição do Projeto de Vida de cada estudante.

Imagens do texto: Freepik (@freepik)

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