Home / Conheça o Dia Nacional do Trânsito

Conheça o Dia Nacional do Trânsito

Notícias
dia-nacional-do-trânsito
Avatar

Redação

setembro 24, 2021

No dia 25 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional do Trânsito! 

Vale ressaltar que a referida data comemorativa está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro.

Durante esse período do mês de setembro, são comemorados, também, o Dia Mundial sem Carro, no dia 22, e o Dia do Agente de Trânsito, no dia 23.

Veja no que consiste o Dia Nacional do Trânsito, saiba quais são as maiores causas de acidente no trânsito brasileiro e que espécies de atitude ajudam a evitá-los.

O que é o Dia Nacional do Trânsito?

O Dia Nacional do Trânsito é uma data de fundamental importância para conscientizar pedestres e condutores, uma vez que tem como principal objetivo a conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre devem ter no trânsito.

Quando surgiu o Dia Nacional do Trânsito?

O Dia Nacional do Trânsito foi criado a partir da criação do Código de Trânsito Brrasileiro (CTB), instituído pela Lei nº 9503/1997, a fim de conscientizar os condutores e a população em geral.

Todos os anos, um tema específico é debatido ao longo da Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Vale destacar, que o Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, no qual morrem, por ano, aproximadamente, 40 mil pessoas.

Quais são as maiores causas de acidente no trânsito brasileiro?

De acordo com dados estatísticos, as principais causas de acidente no trânsito braisleiro são:

  • excesso de velocidade;
  • falta de atenção;
  • desobediência à sinalização;
  • embriaguez;
  • utilizar o celular ao volante.

Nesse sentido, é essencial o ensino de atitudes de respeito, de precaução e de responsabilidade no trânsito, para que, dessa forma, as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar para um panorama mais positivo.

Quais atitudes ajudam a evitar acidentes no trânsito?

Além de praticar uma direção preferencialmente preventiva, existem algumas atitudes que podem ser tomadas no trânsito a fim de evitar acidentes. Entre elas:

  • não dirigir alcoolizado;
  • não utilizar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;
  • não ultrapassar o limite de velocidade;
  • sempre usar o cinto de segurança;
  • atravessar as ruas sempre nas faixas de pedestres;
  • conhecer e respeitar todos os sinais de trânsito.

O que é a Semana Nacional de Trânsito?

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) é um período no qual são realizadas ações em todo o país com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

A SNT está prevista no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que deu a seguinte providência:

  • Art. 326 – A Semana Nacional de Trânsito será comemorada anualmente no período compreendido entre 18 e 25 de setembro.

Qual foi o tema da Semana Nacional de Trânsito 2021?

O tema da ​​Semana Nacional de Trânsito é definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Logo, o tema das Campanhas Educativas para a Semana Nacional de Trânsito deste ano foi: “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”.

Também pode te interessar:

Descubra como fazer a Carteira Digital de Trânsito (CDT)
Lei de trânsito atualizada: confira quais são as principais modificações
Permissão Internacional para Dirigir (PID): como solicitar

Para que serve a Semana Nacional de Trânsito?

De acordo com as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e considerando que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a realização da Semana Nacional de Trânsito visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito. 

o-que-é-o-dia-nacional-do-trânsito

Tais ações devem contemplar questões relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos.

Qual o objetivo da Semana Nacional do Trânsito 2021?

O principal objetivo deste ano foi a realização de eventos e ações que marcassem a Semana Nacional de Trânsito 2021, conforme o tema proposto pelo CONTRAN, a fim de propor debates e reflexões sobre a responsabilidade de cada um dos atores do trânsito.

Além disso, segundo o MINFRA, o intuito foi democratizar o acesso à sociedade a todos os avanços trazidos pela era digital no âmbito do DENATRAN e seus parceiros. 

Quem organiza a Semana Nacional de Trânsito?

O evento é organizado pelo Departamento Nacional de Trânsito, por intermédio da Coordenação-Geral de Educação e Saúde para o Trânsito, com o apoio da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres e da Subsecretaria de Gestão Estratégica, Tecnologia e Informação, da Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura.

A Assessoria Especial de Comunicação atua conjuntamente com o DENATRAN na organização de toda a parte relativa à comunicação dos eventos.

Como foi a programação da Semana Nacional de Trânsito 2021?

A Cerimônia de Abertura da Semana Nacional de Trânsito 2021 (SNT), ocorreu no dia 17/09 (Sexta-Feira), das 10h às 12h no Auditório Minfra. 

O evento presencial foi apenas para convidados com transmissão ao vivo pelo Youtube do Ministério da Infra Estrutura (MINFRA) e Facebook do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Assista aqui! 

Na ocasião, o novo Secretário Nacional de Trânsito fez uma breve prestação de contas sobre as entregas do DENATRAN desde a última Semana Nacional do Trânsito e falou sobre a revisão do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).

Além disso, foi dado um breve tempo de fala ao Instituto de Pesquisas – WRI BRASIL, em razão da sua colaboração na construção desta revisão.

Ainda no mesmo evento, o Secretário Executivo, representando o Presidente do CONTRAN, o Sr. Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, fez, simbolicamente, a assinatura da Resolução que aprova o novo PNATRANS

Logo em seguida, foi exibido um vídeo sobre o PNATRANS organizado pela WRI BRASIL.

Ainda no referido evento, foi realizada uma breve homenagem ao Detran-RS em razão de sua sede ter sofrido um incêndio recentemente.

Por conseguinte, foram assinados os Acordos de Cooperação com o Ministério do Desenvolvimento Regional, um plano de trabalho feito em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Também foi feita a assinatura de um Acordo de Cooperação com a Fundação Mapfre na área de Educação para o Trânsito.

Durante a assinatura do Plano de Trabalho, o DNIT distribuiu alguns exemplares do seu Programa Nacional de Educação para o Trânsito – “Conexão DNIT”.

Por fim, a palavra foi aberta para as autoridades presentes, seguindo-se para o encerramento ao final destas. 

Ademais, este ano, em decorrência da pandemia de covid-19, todas as atividades relativas ao evento foram disponibilizadas ao público geral apenas online.

Confira a seguir a programação completa das Lives Técnicas que integraram a Semana Nacional de Trânsito 2021:

  • 20/09 (Segunda Feira) – Coordenação-Geral de Planejamento, Gestão e Controle (CGPLAN) – “O novo PNATRAN” – 10h às 12h – (Via Microsoft Teams);
  • 21/09 (Terça Feira) – Coordenação-Geral de Sistemas, Informações e Estatísticas  (CGSIE) – “Transformação Digital no Trânsito“- 10h às 12h – (Via Microsoft Teams);
  • 22/09 (Quarta Feira) – Coordenação-Geral de Educação e Saúde para Trânsito  (CGEST)- “Formação do Cidadão para a Década” -10h às 12h – (Via Microsoft Teams);
  • 23/09 (Quinta Feira) – Coordenação-Geral de Segurança no Trânsito (CGST) – “Inovações Tecnológicas“- 10h às 12h – (Via Microsoft Teams);
  • 24/09 (Sexta Feira) – Coordenação-Geral de Normatização e Fiscalização (CGNF) – “Fiscalização de Peso” – 10h às 12h – (Via Microsoft Teams);
  • 27/09 (Segunda Feira) – Encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2021 – 15h às 17h – “Cerimônia de Premiação dos Vencedores do Prêmio Denatran 2021 ” . Auditório Minfra. 

Vale ressaltar que a Cerimônia de Encerramento, assim como a de abertura, também será presencial para convidados, mas com transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN.

Por fim, toda a programação seguiu o horário de Brasília.

Imagens do texto: Freepik (pch.vector)

Avatar

Redação

MAIS ARTIGOS

Notícias e Artigos relacionados

Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.