Home Artigos e notícias Conecte SUS disponibiliza acesso à Carteira Nacional Digital de Vacinação

Conecte SUS disponibiliza acesso à Carteira Nacional Digital de Vacinação

Compreenda para que serve o aplicativo Conecte SUS e descubra como utilizar o app para acessar a carteira de vacinação digital e gerenciar suas vacinas.

27 de abril de 2021

string(4) "topo"

Desde o início da pandemia de covid-19, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, vem criando estratégias para o enfrentamento da doença. Dentre as iniciativas, ocorreu a implementação do programa Conecte SUS.

Saiba quais são as funcionalidades desse sistema e confira como se cadastrar para acessar e consultar sua carteira de vacinação digital pelo App.

O que é a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS)?

De acordo com o portal oficial do governo brasileiro, a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) “é uma iniciativa do Governo Federal, que consiste em uma plataforma que permitirá aos sistemas de Prontuário Eletrônico de Saúde e/ou aplicativos se conectarem e trocar informações, em formato digital, de saúde de um indivíduo ou de uma determinada população”.

Nesse sentido, pretende-se que as informações de saúde possam circular entre os profissionais de saúde envolvidos naquele determinado caso, de forma segura e rastreável, proporcionando maior precisão no diagnóstico.

O principal objetivo da rede é aprimorar a promoção do cuidado integrado da saúde, reduzindo custos e desperdícios dos serviços.

Como surgiu o Conecte SUS?

Tendo em vista a pandemia de covid-19, o desenvolvimento da RNDS avançou de forma mais rápida e ágil com o intuito de auxiliar no enfrentamento da doença.

Logo, esse progresso resultou na modernização do aplicativo do Ministério da Saúde, o “Meu DigiSUS” que, desde novembro de 2019, é denominado Conecte SUS Cidadão.

Assim sendo, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde Digital, publicou no Diário Oficial da União (DOU), em abril do ano passado, a Portaria Nº 1.434 que instituiu oficialmente o Programa Conecte SUS.

Mas afinal, o que é o Conecte SUS?

O Conecte SUS funciona como uma plataforma de saúde para o cidadão, profissionais e gestores de saúde do Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS).

Basicamente, é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Saúde que consiste em um banco de dados médicos dos cidadãos que serão compartilhados em toda rede SUS.

Dessa forma, o app tem como função registrar a trajetória de quem busca atendimento no SUS, com o intuito de proporcionar ferramentas de atendimento mais acessíveis aos cadastrados da rede pública de ajuda à saúde no Brasil.

o-que-é-o-conecte-sus
Apesar de não ser obrigatório, o cadastro no Conecte SUS pode ajudar a gerenciar suas vacinas. | Imagem: Freepik (@pressfoto)

Além disso, esse programa do Governo Federal tem como missão materializar a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil e é coordenado pela RNDS e pela Informatização da Atenção à Saúde, desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS).

Também pode te interessar:

Vacina da gripe: saiba como será a campanha de 2021
Plano de Vacinação contra a covid-19: direitos do cidadão ao se vacinar
Tire as dúvidas sobre as vacinas contra a covid-19

Para que serve o Conecte SUS?

O intuito do App é viabilizar que o cidadão acompanhe sua trajetória no SUS, disponibilizando funcionalidades como:

  • agendamento de consultas;
  • lista de medicamentos fornecidos pelo SUS;
  • consulta de registros médicos – como os atendimentos realizados, exames (como resultados do exame de IgM e IgG) , internações, os medicamentos utilizados por aquele paciente, etc;
  • busca de hospitais e centros de saúde próximos;
  • acesso às informações sobre doações e transplantes de órgãos;
  • acesso à carteira de vacinação digital.

Como baixar o Conecte SUS?

É possível utilizar o aplicativo Conecte SUS pelo celular ou pelo computador.

Nesse sentido, uma nova versão do aplicativo Conecte SUS Cidadão está disponível, desde o dia 05 de maio de 2020, na Play Store (para usuários do sistema Android) e na App Store (para usuários do sistema Apple).

Além disso, também é possível acessar pelo portal oficial do Conecte SUS.

Como se cadastrar no Conecte SUS?

O cadastro também pode ser efetuado pelo celular ou pelo computador, seguindo as etapas abaixo:

1. Acesse o Conecte SUS

Entre na Google Play Store ou na Apple Store do seu celular, digite Conecte SUS e faça o download do app ou, se preferir, acesse pelo computador, no site oficial do Conecte SUS.

2. Siga o passo a passo

Abra o app e veja a introdução ou toque em “PULAR” a introdução. Feito isso, clique em “ENTRAR”.

3. Crie sua conta

Clique em “CRIE SUA CONTA GOV.BR”, digite o seu CPF e clique em “Avançar”. Depois é só criar uma senha e clicar em “Entrar”.

Caso já possua uma conta, é só fazer login.

4. Aceite os termos e condições

Caso seja o primeiro o uso da conta, é necessário autorizar o uso dos dados pessoais pelo app e aceitar os termos e condições.

Ao acessar, logo na página inicial, será possível verificar informações como as vacinas tomadas ao longo da vida, agendamentos, medicamentos recebidos, entre outras opções de serviços oferecidos pelo SUS.

como-usar-o-conecte-sus
Uma das funções do App Conecte SUS é o acesso à carteira de vacinação digital. | Imagem: Freepik (@freepik)

Como acessar a Carteira Nacional Digital de Vacinação?

Manter a carteira de vacinação organizada e atualizada tornou-se ainda mais importante com o início da vacinação contra a covid-19.  Nessa perspectiva, foi viabilizado, por meio do App Conecte SUS, o acesso digital à Carteira Nacional de Vacinação

Assim como na carteira de vacinação física, é possível visualizar a identificação do portador, as vacinas aplicadas e pendentes e dados sobre lotes e fabricantes.

Para acessar o cartão digital de vacinação é necessário:

  • acessar a tela inicial do App;
  • clicar no botão laranja que fica no canto inferior direito, ou;
  • entrar na aba “HISTÓRICO”;
  • acessar a opção “VACINAS”.

Vale frisar, que não é obrigatório ser usuário do Conecte SUS para ser vacinado. Portanto, caso não possua o cadastro no App, basta comparecer ao posto de saúde munido de um documento de identificação com número do CPF.

Lembrando que para receber a vacina contra a covid-19, é necessário aguardar a convocação de acordo com os grupos prioritários. Para informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19, acesse o portal do Ministério da Saúde.

Imagem em destaque: Freepik (@katemangostar)

0Shares
0