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Como saber se seu nome está negativado

23 de fevereiro de 2021

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Entenda o que é a negativação, descubra como saber se seu nome está negativado na praça e entenda o que fazer para resolver a situação!

Ficar com o nome negativado pode trazer muitas dores de cabeça ao consumidor, que perde credibilidade na praça e, por isso, encontra dificuldades em fazer compras e desfrutar de alguns serviços de acesso ao crédito.

Por isso, assim que é notificado da possibilidade de negativação, é recomendável que o comprador tente solucionar o problema o quanto antes, negociando ou quitando a dívida que está em seu nome.

No entanto, existem situações em que o consumidor é pego de surpresa e tem um financiamento negado de repente, uma compra a prazo recusada em uma loja ou não consegue fazer um cartão de crédito, por exemplo.

Nesse caso, pode ser que ele esteja com o nome sujo e não saiba, e aí o problema se torna ainda maior. Por isso, se você quer evitar esse tipo de situação, siga na leitura e descubra como saber se seu nome está negativado!

Mas afinal, o que é nome negativado?

Antes de tudo, é fundamental que o consumidor saiba que a negativação de um CPF ou CNPJ ocorre quando o dono do documento não honra uma obrigação financeira dentro do prazo de vencimento da dívida.

Diante do atraso, os credores podem incluir o nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito, onde o cadastro é mantido até o momento em que a dívida é quitada. Como resultado, o consumidor fica com o nome sujo.

Quais as consequências de estar com o nome sujo?

Quando o devedor é cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito, o registro fica disponívelpara consulta de outras empresas e pessoas. Por isso, o inadimplente perde credibilidade na praça e é considerado “mau pagador”.

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Visto que a reputação do devedor fica “manchada”, pode ser difícil acessar as linhas de crédito.

Isso acarreta várias consequências ao consumidor, que encontra dificuldades em:

  • abrir uma conta corrente;
  • pedir um cartão de crédito;
  • fazer um financiamento;
  • comprar a prazo;
  • alugar um imóvel;
  • acessar o cheque-especial;
  • utilizar talões de cheque;
  • perda de pontos no Serasa Score.

Como saber se seu nome está negativado?

No Brasil, existem três principais órgãos de proteção ao crédito: o Serasa, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e o Serviço Central de Proteção ao Crédito (Boa Vista SCPC). Todos eles oferecem a consulta online e 100% gratuita de CPF.

Veja como saber se seu nome está negativado nesses órgãos:

Serasa

Para consultar o CPF, o consumidor deve acessar o portal do Serasa, onde encontrará as seguintes informações:

  • as dívidas que estão em aberto;
  • o valor dos débitos;
  • a data da dívida e negativação;
  • o nome da empresa credora.

Além disso, o Serasa oferece sugestões para negociar as dívidas atrasadas, o que possibilita o pagamento de valores mais acessíveis.

Nesse portal, o comprador também pode verificar sua pontuação no Serasa Score e conferir algumas dicas para se tornar um bom pagador.

Boa Vista SCPC

No portal Consumidor Positivo o comprador encontra informações sobre a negativação no Boa Vista SCPC. Para fazer a consulta, é só digitar o CPF e realizar o cadastro na plataforma.

Feito isso, o consumidor já pode consultar se há dívidas em seu nome e as informações sobre esses débitos. Além disso, é possível consultar o sistema de score do Boa Vista e qual a pontuação do comprador.

O Boa Vista também possui o “Cadastro Positivo”, um registro dos pagamentos e do histórico de crédito do consumidor.

SPC Brasil

A consulta do CPF no SPC Brasil também se dá por meio do site Portal do Consumidor e pode ser realizada de forma gratuita.

Além disso, na Loja SPC Brasil são disponibilizados alguns planos de consulta pelos quais o consumidor pode pagar e obter informações mais completas sobre sua situação no geral.

Como limpar o nome?

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Ao contrário do que muitos consimidores pensam, limpar o nome pode ser um processo simples.

O processo para resolver o nome negativado pode variar um pouco de acordo com a natureza da dívida que o consumidor tem em seu nome. No entanto, na maior parte das vezes, o processo consiste em:

  1. Entrar em contato com a empresa

    Ao entrar em contato com a instituição credora, o consumidor pode tirar dúvidas sobre a sua situação e entender melhor o motivo da negativação.

  2. Negociar a dívida

    Quando entrar em contato com a empresa, o devedor pode negociar a forma de pagamento do débito. Se for um valor muito alto, pode ser necessário parcelar.

  3. Acompanhar seu registro nos órgãos de proteção ao crédito

    Após quitar a dívida, a empresa deve retirar o nome do devedor dos registros em até 5 dias úteis.
    Caso a dívida seja parcelada, o prazo de 5 dias úteis é contado a partir do pagamento da primeira parcela. Se o consumidor não honrar com as parcelas seguintes, pode voltar a ficar com o nome sujo.

Quando acionar a Justiça para negativação indevida?

Existem casos em que a negativação ocorre de forma indevida e o consumidor pode recorrer à Justiça para pedir danos morais. Os principais casos são:

  • devedor não é informado sobre a inscrição nos órgãos de proteção ao crédito;
  • fica com o nome sujo por engano da empresa (quando o registro é referente a uma dívida já paga, por exemplo);
  • é registrado por não pagar por um serviço que nunca contratou;
  • quita a dívida mas continua com o nome negativado.

Assim como o consumidor tem obrigações quanto aos prazos para pagamento de dívidas, a empresa também deve cumprir com as suas responsabilidades, o que inclui fornecer informações claras, objetivas e verdadeiras sobre cobranças.

Quando a empresa não cumpre com os seus deveres, o consumidor é prejudicado e pode pedir a compensação pelos danos sofridos.

Por isso, caso se sinta lesado, o comprador pode buscar a orientação de um advogado especialista em Direitos do Consumidor sobre possibilidade de ajuizar uma ação com pedido de indenização por danos morais e, em alguns casos, materiais.

O Escritório Rosenbaum Advogados tem vasta experiência no setor de Negativação Indevida e Direitos do Consumidor. O contato pode ser feito através do formulário no site, WhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581. O envio de documentos é totalmente digital.

Imagens: Freepik

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