Atualmente, é possível realizar operações bancárias sem precisar dirigir- se até uma agência bancária para enfrentar longas filas nos caixas, sejam eles físicos ou eletrônicos.
Tal possibilidade, se tornou uma realidade em decorrência da criação do internet banking, uma ferramenta que permite fazer grande parte das suas transações bancárias por meio do computador.
Compreenda o que é este serviço e descubra quais são os principais serviços disponíveis nessa ferramenta online.
O que é internet banking?
O internet banking é o ambiente bancário na internet. Ou seja, constitui-se em uma plataforma online que permite que seus usuários façam uso dos serviços bancários disponíveis.
Em outras palavras, nada mais é do que a possibilidade de acessar uma área pessoal dentro do ambiente digital do banco. Dessa forma, o cliente pode ter acesso a sua conta-corrente, poupança ou, ainda, outros produtos, tudo via internet.
Vale ressaltar que, atualmente, a maioria dos bancos, se não todos, viabilizam um site ou um aplicativo, nos quais seus correntistas conseguem realizar diversas operações bancárias sem depender da agência.
Enfim, em tempos de pandemia do coronavírus, o serviço pode ser considerado como uma ferramenta fundamental para garantir o distanciamento e o isolamento social, recomendados pelas autoridades sanitárias.
Para que serve o internet banking?
Em síntese, o internet banking serve para que o usuário possa realizar operações bancárias online pelo computador, conectando-se com o sistema operacional do banco, sem a necessidade de se dirigir até uma agência física.
Quais os serviços disponíveis no internet banking?
Hoje em dia, a maioria dos serviços bancários estão disponíveis no internet banking. Entre eles:
- pagamentos de contas e boletos;
- transferências via TED, DOC ou PIX;
- transferências internacionais;
- recarga de celular;
- aplicações, investimentos, e resgates;
- consultas de saldo e extrato;
- licenciamento de veículos e pagamento de multas (a depender do banco);
- solicitação de produtos e serviços como cartões, talões de cheque ou empréstimos.
Enfim, os serviços disponibilizados dentro do Internet Banking variam conforme a instituição financeira que os oferece.
Como funciona o internet banking?
Antes de mais nada, para ter acesso ao internet banking e utilizar os serviços disponíveis é necessário possuir uma senha que, normalmente, é criada presencialmente em alguma agência bancária.
Entretanto, alguns tipos de instituições financeiras permitem que o usuário crie ou solicite essa senha online, pelo aplicativo ou site, por exemplo.
Contudo, em determinadas situações, também pode ser necessário instalar um módulo de segurança ou outro programa específico da instituição financeira no aparelho a ser utilizado com esse fim, para que o acesso às conveniências do sistema seja autorizado.
Além disso, para ter acesso a todas as funcionalidades do Internet Banking, algumas instituições exigem que o cliente possua um token, um dispositivo gerador de senhas que é disponibilizado pelo banco em formato de chaveiro eletrônico ou instalado no próprio celular do usuário.
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Como acessar o internet banking?
Primeiramente, é preciso necessariamente ter acesso a internet.
Por conseguinte, após ter a senha em mãos, na maior parte dos casos, é possível usar o internet banking da seguinte forma:
- acesse o site ou aplicativo do seu banco;
- digite seu login e senha;
- inicie a utilização dos serviços digitais disponíveis.
Vale ressaltar, que cada banco tem suas próprias regras quanto a disponibilização do acesso para seus usuários, portanto, caso deseje utilizar os serviços do internet banking da instituição da qual você é cliente, consulte-a antes de fazê-lo!
Qual a diferença entre internet banking e conta digital?
O internet banking concebe o acesso a serviços bancários de um determinado banco físico, no ambiente virtual.
Já as contas digitais são oferecidas por bancos virtuais que não possuem agências físicas, sendo acessadas apenas por aplicativos específicos.
Nesse contexto, o sistema tornou-se um importante instrumento dos bancos tradicionais para competir com as “fintechs” e “startups” que oferecem contas digitais.
Enfim, o internet banking é uma conta do mundo real transportada para o universo virtual, enquanto a conta digital é essencialmente nativa do universo virtual.
Qual a diferença entre internet banking e mobile banking?
Outrora, o termo internet banking referia-se a qualquer forma de acessar uma conta bancária pela internet, tanto por meio de sites como por meio de aplicativos.
No entanto, atualmente, a terminologia é utilizada para se referir apenas ao acesso pelo site, enquanto o termo mobile banking se refere especificamente ao acesso por meio de celulares, através de apps.
Assim sendo, o mobile banking pode ser definido como um modelo de banco que permite fazer transações por meio de dispositivo móvel como o smartphone.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), juntos, os canais digitais (internet banking e mobile banking) concentram 67% de todas as transações (68,7 bilhões) e são responsáveis por 8 em cada 10 pagamentos de contas e por 9 em cada 10 contratações de crédito.
Quais são as principais vantagens do internet banking?
Veja abaixo algumas das principais vantagens em utilizar o internet banking:
- comodidade – acesso 24 horas por dia, durante os sete dias da semana;
- organização financeira – ausência da necessidade de precisar guardar extratos ou comprovantes impressos;
- facilidade – para realizar consultas ou efetuar transações financeiras;
- economia de tempo e dinheiro – por não demandar deslocamentos;
- segurança – tendo em vista que não é necessário transportar quantias monetárias em deslocamentos, nem se expor ao coronavírus para efetuar transações.
Como usar o internet banking de forma segura?
Apesar de toda a comodidade que o internet banking oferece aos seus usuários, é preciso ter alguns cuidados básicos quanto a sua utilização.
Confira a seguir oito dicas de segurança para fazer uso dos serviços disponíveis no internet banking de forma adequada.
- Mantenha o antivírus do seu computador sempre atualizado;
- Troque a senha do seu internet banking periodicamente;
- Nunca forneça sua senha eletrônica para terceiros;
- Esteja sempre atento aos detalhes: os bancos nunca solicitam a atualização da chave de segurança por e-mail, por exemplo, e nem enviam qualquer e-mail “clicável”;
- Nunca digite mais de uma chave de segurança em uma única transação;
- Confira sempre se o site é mesmo do seu banco, checando a URL;
- Verifique se o site possui um cadeado verde ao lado da URL. Isso demonstra que a conexão é segura e que a identidade do banco foi confirmada;
- Nunca clique em e-mails ou mensagens de pessoas que você não confia. E mesmo para as que você confia, verifique se ela não foi hackeada e por isso enviou aquele link.
Enfim, a possibilidade de acessar os serviços bancários pela Internet contribuiu muito para a evolução do sistema bancário brasileiro, uma vez que é um sistema que permite que os seus usuários realizem consultas e transações financeiras de forma segura e conveniente, de qualquer lugar e a qualquer hora.
Imagens do texto: Freepik (vectorjuice)