Índice
O preço das passagens aéreas pode variar significativamente de um dia para outro ou, até mesmo, de um momento para outro.
Essa variação confunde os consumidores, que acabam criando mitos sobre como comprar passagem aérea barata.
Mas, o que deve ser de fato utilizado como estratégia para acertar na hora de adquirir a sua passagem é planejamento!
Diante disso, entenda quais são os melhores métodos para comprar uma passagem aérea barata e fuja dos mitos que prometem grandes economias.
Como é possível comprar uma passagem aérea?
Atualmente, é possível comprar passagens aéreas de diversas formas, entre elas:
- por sites e aplicativos das companhias e revendedoras;
- por telefone;
- nas agências de viagem;
- nos aeroportos;
- por sistema de pontos e milhas.
A compra online é uma das maneiras mais comuns de adquirir uma passagem aérea, pois o cliente só precisa de conexão à internet e um computador ou smartphone para realizar a busca e finalizar a compra.
Contudo, a facilidade também pode vir acompanhada de armadilhas e golpes eletrônicos. Por isso, é preciso escolher um site confiável, com boas recomendações e avaliações.
Já as compras por telefone ou presencialmente, nos guichês do aeroporto, proporcionam mais segurança por ser possível falar diretamente com um atendente da companhia escolhida. Mas é necessário levar em conta que esses serviços possuem taxas.
Sendo assim, essas opções são indicadas somente em caso de urgência ou para aqueles que desejam de fato ter um atendimento mais humanizado e preferem outros meios de pagamento além dos cartões.
Contar com o intermédio de uma agência de viagem também pode ser vantajoso, mas requer atenção na hora de escolher o serviço.
Dito isso, antes de sair contratando uma agência, é preciso verificar se a empresa é reconhecida pelo Ministério do Turismo e tem boa reputação no mercado.
Ademais, nesses casos, o contrato será entre você e a agência, e não entre você e a companhia aérea. Portanto, diante de qualquer dúvida ou problema, é a ela que você deve recorrer.
Por fim, os pontos e milhas são ótimas alternativas para economizar na hora de comprar passagens aéreas, já que o consumidor utiliza os pontos acumulados em programas de fidelidade de cartões de crédito ou oferecidos pelas próprias companhias aéreas para trocar por milhas e descontos na hora de adquirir os cartões de embarque.
Vale a pena consultar seu banco para verificar se o mesmo possui algum programa de fidelidade que atenda às suas necessidades.
Também pode te interessar:
Entenda o que são milhas aéreas
Como funciona a passagem de avião para crianças?
Sites seguros para comprar passagens aéreas
Como comprar uma passagem aérea barata?
Apesar de não existir uma fórmula mágica para a compra de passagens aéreas com melhor preço, é possível utilizar algumas estratégias para encontrar valores mais acessíveis.
Veja algumas dicas!
Utilize ferramentas de alerta de preços
O Google Voos, por exemplo, é uma das ferramentas que permitem a criação de um alerta para monitorar os preços das passagens.
No entanto, vale destacar que o ideal é utilizar essa estratégia o quanto antes, permitindo um acompanhamento maior. Dessa maneira, fica mais fácil identificar os períodos de baixa e alta dos preços.
Viagem em baixa temporada
Sempre que possível, programe viagens em períodos de baixa temporada.
Isso porque, feriados, finais de semana e alta temporada geralmente são as piores datas para viajar por conta da alta procura, fazendo com que os valores aumentem consideravelmente.
Flexibilidade de voos
Ter flexibilidade de data e de local para embarque e desembarque são vantagens para conseguir passagens com preços mais atrativos.
Assim, você pode acompanhar a variação de valores em datas próximas e em diferentes aeroportos da região desejada, podendo gerar uma maior economia para sua viagem.
Compare preços
Comparar e pesquisar preços em diferentes plataformas é a melhor alternativa para economizar na hora de comprar passagens aéreas.
Isso porque, como qualquer outro tipo de produto ou serviço a ser adquirido, as passagens também devem ser bem pesquisadas e analisadas pelo consumidor.
Dito isso, vale a pena investir tempo em boas pesquisas. Busque em diferentes sites, acompanhe as promoções das companhias aéreas de sua confiança e faça uma análise do custo benefício das diferentes ofertas encontradas.
Utilize o Stop Over
Quando um voo tem conexões, é possível entrar em contato com a companhia aérea para verificar a possibilidade de realizar o Stop Over, transformando uma espera de algumas horas no aeroporto por conta de uma escala, em uma estadia de dois dias, por exemplo.
No entanto, esse período permitido vai variar entre as companhias aéreas, assim como o preço do serviço de Stop Over, que pode ser gratuito em algumas companhias e pago em outras.
Por isso, apesar de ser uma estratégia interessante para economizar e ainda conhecer novos lugares, é preciso fazer as contas para analisar se de fato vale a pena utilizar esse serviço.
6 mitos sobre comprar passagens aéreas baratas
Conforme citado anteriormente, de fato existem algumas dicas para economizar na hora de adquirir suas passagens.
Porém, também existem mitos sobre a compra de passagem aérea barata que são importantes conhecer para não perder tempo usando uma estratégia que não vai ajudar a economizar na hora da compra.
Confira os 6 principais mitos sobre comprar passagens aéreas baratas:
- Usar o modo anônimo do navegador – essa lenda surgiu pela crença de que as companhias aéreas sobem os valores ao perceberem que o comprador está interessado em viajar naquela data. Porém, existe uma quantidade limitada de assentos promocionais por voo e, quando eles são todos vendidos, os valores são atualizados. Ou seja, utilizar o modo anônimo do navegador não é garantia de encontrar bons preços nas passagens.
- O preço no site da companhia é mais em conta do que nas agências de turismo – tanto as companhias quanto as agências conseguem aplicar descontos nos valores das passagens, por isso, o ideal é iniciar o quanto antes a sua pesquisa de preços e adquirir o seu bilhete de embarque por quem estiver oferecendo o melhor valor, independente de ser a companhia do voo, uma agência de turismo ou uma plataforma de vendas online.
- Compra de última hora – o que faz as passagens serem mais baratas ou caras é a demanda, sendo assim, é possível que o voo em questão tenha pouca procura e a companhia aérea decida fazer uma promoção de última hora para atrair mais viajantes, mas isso não é uma garantia de economia e, geralmente, a compra em cima da hora acaba saindo mais cara do que as realizadas com antecedência e muita pesquisa.
- Em viagens com amigos ou familiares, vale mais a pena comprar todas as passagens juntas – comprar todos os bilhetes juntos só otimiza o tempo, mas não garante valores mais baixos.
- Comprar passagens na madrugada – isso também é um mito, pois as companhias aéreas reajustam os preços conforme a ocupação de assentos do voo, e não pelo horário do dia.
- Quanto maior a antecedência, menor o valor da passagem – apesar da antecedência ser uma ótima estratégia para encontrar passagens com bons preços, não é possível afirmar que comprar quase um ano antes é garantia de menor valor. A tarifa de um determinado voo nem sempre começa no valor mais baixo, pois o preço vai se adaptando conforme a procura.
Imagem em destaque: Freepik (pch.vector)