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Como bloquear ligações indesejadas

05 de março de 2021

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Saiba como proteger seu número de telefone e bloquear ligações de telemarketing.

O telemarketing é um tipo de marketing em que empresas oferecem produtos e serviços via telefone. O termo surgiu no final dos anos 1970, porém a estratégia de divulgação já existe há mais de 100 anos.

Conforme a tecnologia foi se desenvolvendo o telemarketing também cresceu , surgindo então os call centers e as centrais de relacionamento. Atualmente, o consumidor recebe não só ligações, mas também mensagens por e-mail, chat online, redes sociais e SMS.

Na teoria, o telemarketing deveria melhorar a experiência do cliente através do atendimento rápido, fácil e eficaz. No entanto, com o alto número de ligações indesejadas, o efeito acabou sendo o contrário.

De acordo com a Truecaller, em 2018 os brasileiros recebiam cerca de 37,5 ligações indesejadas por mês, liderando o ranking latino-americano de spam.

Diante disso, as principais prestadoras de serviços de telecomunicações entraram em defesa dos interesses dos usuários, para que usuários pudessem evitar esse tipo de serviço.

A ideia foi apresentada à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), que formalizou a iniciativa em julho de 2019 criando o Não Me Perturbe, uma base de dados que identifica os usuários que não querem receber telemarketing.

A partir de então, surgiram outras ferramentas com a mesma proposta. Conheça as principais e saiba como bloquear as ligações indesejadas de telemarketing.

Ferramentas de bloqueio de ligações indesejadas

A principal ferramenta para evitar ligações de telemarketing é o portal Não Me Perturbe, que abrange todo o território nacional. Contudo, alguns estados oferecem serviços de bloqueio próprios, como por exemplo:

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O cadastro para bloqueio de ligações indesejadas é simples e pode ser realizado online.

Cabe ao consumidor escolher o site em que deseja fazer o cadastro.

Não Me Perturbe

O Não Me Perturbe é uma ferramenta gratuita que bloqueia as ligações indesejadas de operadoras de telefone móvel, de telefone fixo, de TV por assinatura, de internet e também as chamadas de instituições financeiras.

O canal permite o cadastro de usuários de todo o país através do site oficial e disponibiliza uma série de empresas para bloqueio, ficando à escolha do consumidor quais ofertas de telemarketing ele quer cortar.

Atualmente, o Não Me Perturbe não possui aplicativos móveis, sendo o site oficial o único canal legítimo para cadastro.

Como fazer o cadastro no Não Me Perturbe?

  1. Acesse o portal Não Me Perturbe;
  2. Clique em “Quero me cadastrar” para criar uma conta;
  3. Preencha o formulário e crie uma senha;
  4. Valide o e-mail cadastrado;
  5. Faça login;
  6. Clique em “Novo Bloqueio”;
  7. Preencha os campos necessários (nome completo e telefone com DDD);
  8. Selecione quais as empresas que deseja bloquear;
  9. Confirme a solicitação no pop-up;
  10. Insira o código de verificação recebido no número (se necessário).

De acordo com o site, após a solicitação, as ligações indesejadas são bloqueadas em até 30 dias. É possível cadastrar mais de um número de telefone.

Não Me Ligue

Segundo o site do Procon SP, o Não Me Ligue foi criado com o intuito de “proteger a privacidade dos consumidores paulistas que não desejam ser incomodados com ofertas telefônicas de produtos e serviços, e que se sentem desrespeitados com a prática”.

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O Não Me Ligue é destinado aos usuários que moram no estado de São Paulo.

Para isso, o usuário cadastra os números dos quais é titular para evitar receber ligações indesejadas. Então, antes de iniciar uma campanha de telemarketing, as empresas devem se cadastrar no site para verificar quais consumidores desejam ser contatados e quais bloquearam o serviço.

Como fazer o cadastro no Não Me Ligue?

  1. Acesse o portal Não Me Ligue;
  2. Clique em “Cadastre seu telefone aqui”;
  3. Preencha o formulário e crie uma senha;
  4. Aceite os termos de uso;
  5. Clique em “Cadastrar”;
  6. Confirme que está ciente sobre o prazo para bloqueio.

De acordo com o site, após a solicitação, as ligações indesejadas são bloqueadas em até 30 dias. É possível cadastrar até cinco números de telefone.

O que fazer quando a empresa não respeita o pedido de bloqueio das ligações indesejadas?

Com a popularização do telemarketing, muitos consumidores vêm se queixando da perturbação incessante sofrida, que os persegue não só dentro de casa, mas também no ambiente de trabalho.

Por isso, os órgãos de defesa do consumidor oferecem a opção de registrar reclamações quanto a ligações indesejadas e não autorizadas, com o intuito de garantir o sossego do usuário.

No entanto, nem sempre os bloqueios e denúncias são suficientes para cessar as ligações de telemarketing, pois as empresas desrespeitam a vontade do consumidor.

Nesse caso, há a opção de recorrer à Justiça para que a empresa se responsabilize e encerre o serviço. Para isso, é recomendável consultar um advogado especialista em Direitos do Consumidor, pois em algumas situações cabe também o pedido de indenização por danos morais.

O Escritório Rosenbaum Advogados tem vasta experiência no setor de Direitos do Consumidor. O contato pode ser feito através do formulário no site, WhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581. O envio de documentos é totalmente digital.

Imagens: Freepik

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