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O portal Conectividade Social e seu papel na transformação digital brasileira

30 de outubro de 2020

Entenda como funciona esta ferramenta de acesso web e aprenda a utilizar o serviço.

Nos últimos anos, nossa sociedade vivencia a era do Big Data. Trata-se de um momento tecnológico onde nunca foram gerados tantos dados, sobre tantas coisas, nos mais diversos formatos e a uma velocidade sem precedentes.

Com isso, cresce o desenvolvimento de novas tecnologias e, cada vez mais, aumenta o número de pessoas com acesso à rede de internet

Atualmente, a pandemia de Covid-19 vem intensificando ainda mais esse processo de transformação digital.

Assim sendo, produtos e serviços que outrora eram oferecidos apenas presencialmente, estão se adaptando ao online, proporcionando mais eficiência e comodidade para seus usuários.

É o caso do portal Conectividade Social – ICP, uma ferramenta que auxilia a inclusão digital dos empregadores brasileiros, garantindo acesso web para a realização de serviços importantes.

O que é o portal Conectividade Social – ICP?

O Conectividade Social – ICP é um canal de relacionamento 100% web, com o objetivo de enviar arquivos e mensagens por parte de empresas que estejam obrigadas a recolher o FGTS ou prestar informações para a Previdência Social.

Desenvolvido pela CAIXA, o portal é acessível por meio de qualquer computador conectado à internet, sem a necessidade de instalação de nenhum programa. 

Essa versão apresenta uma evolução do antigo canal eletrônico Conectividade Social, porém, foi desenvolvida com novas funcionalidades, protocolos de segurança modernizados e melhor acessibilidade.

Dentre as principais mudanças, destaca-se o acesso ao canal com a utilização de um Certificado Digital emitido no padrão ICP-Brasil, o que trouxe mais segurança e dinamismo ao processo.

Quem pode acessar?

  • Empregadores Pessoa Física
  • Empregadores Pessoa Jurídica
  • Microempreendedor Individual (MEI) e Pequenas Empresas
  • Médias e Grandes Empresas
  • Escritórios de Contabilidade
  • Órgãos Fiscais
  • Departamentos Pessoais – Recursos Humanos.

Como acessar?

Antes de mais nada, a CAIXA aponta alguns requisitos mínimos de configuração que o seu equipamento deve ter para a utilização do portal com maior agilidade:

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O acesso ao Conectividade Social é totalmente online.
  • computador com 1Gb de memória RAM e processador compatível com navegação em sítios da Internet; 
  • acesso à Internet com banda larga; 
  • software gestor de certificação digital instalado;
  • drive ou periférico para leitura do certificado digital (porta USB, CD/DVD, leitora de smart card, etc), com o respectivo driver instalado; 
  • complementos de software requeridos pelo canal (navegador Internet Explorer 32 bits e Java 32 bits).

O acesso ao Conectividade Social ICP deve ser realizado por meio do navegador de internet da seguinte forma:

  • inserir o certificado, mídia externa (cartão, token, pen drive) no leitor/porta;  
  • acessar o site da CAIXA (http://www.caixa.gov.br)\FGTS\Conectividade Social ICP ou acessar diretamente por meio do endereço https://conectividade.caixa.gov.br
  • selecionar o certificado desejado no quadro e clicar no botão “OK”;
  • digitar a senha do certificado e clicar no botão “OK”.

Entretanto, é necessário possuir um Certificado Digital padrão ICP-Brasil, emitido por qualquer Autoridade Certificadora credenciada junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.

Caso seja o primeiro acesso com o certificado, será necessário registrá‐lo selecionando o perfil aplicável ao usuário. Este procedimento é realizado uma única vez.

Onde adquirir um Certificado Digital no padrão ICP-Brasil?

O certificado digital pode ser adquirido em qualquer Autoridade Certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.

A relação de Autoridades Certificadoras está disponível no site do ITI na Internet.

Neste mesmo site é possível obter informações a respeito das regras de emissão, legislação, regulamentos e sobre como obter seu Certificado Digital.

Ademais, cada Autoridade Certificadora tem uma política de preços própria, portanto, o valor para obter o certificado deverá ser consultado no ato da aquisição.

Conectividade Social para MEI e Empregador doméstico

Veja abaixo os serviços disponíveis:

  • acessar empresa outorgante;
  • alterar endereço do trabalhador;
  • comunicar movimentação do trabalhador;
  • consultar extrato – Créditos Complementares – LC 110/2001;
  • retificar dados do empregador – RDE;
  • retificar dados do trabalhador – RDT;
  • simular cálculo da GRRF / Simular GRRF;
  • solicitar Devolução de Valores FGTS (Novo);
  • solicitar extrato analítico do trabalhador;
  • solicitar extrato do trabalhador;
  • solicitar extrato para fins rescisórios;
  • solicitar informação de saldo – IS;
  • solicitar relatório de contas com inconsistências cadastrais;
  • solicitar relatório FGTS tomador de serviços;
  • visualizar retificações efetuadas – RDE;
  • visualizar retificações efetuadas – RDT;
  • visualizar / Download / Reimprimir GRRF;
  • visualizar Solicitações Devolução Valores FGTS.

Problemas com o conectividade social? Veja onde buscar suporte

Confira quais são os principais erros de acesso e como saná-los:

A página não pode ser exibida!

Essa mensagem é apresentada ao tentar acessar o portal ou ao tentar utilizar alguma funcionalidade do sistema. 

Para correção, o usuário deverá:

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O usuário do ICP pode encontrar alguns erros no site.
  • abrir o Internet Explorer, menu FERRAMENTAS/OPÇÕES DA INTERNET;
  • na guia GERAL, excluir os arquivos temporários da internet e cookies;
  • na guia SEGURANÇA, clicar em SITES CONFIÁVEIS e clicar no botão SITES;
  • digitar o endereço https://conectividade.caixa.gov.br e clicar no botão ADICIONAR;  
  • na guia AVANÇADAS, habilitar o Java SUN;  
  • desabilitar, caso exista, o Microsoft VM;  
  • fechar o navegador e abrir novamente;
  • efetuar o acesso ao Conectividade Social ICP.

Erro 264

Pode aparecer sob a mensagem “Aplicação Bloqueada por motivo de segurança”.

Isso ocorre normalmente quando o uso do JAVA não está habilitado pela máquina que você estiver utilizando.

Para corrigir, você deve:

  • acessar o Painel de Controle de seu computador;
  • acessar a opção JAVA;
  • na aba “Segurança”, clique em “Editar Lista de Sites”;
  • uma janela será aberta para você informar os sites habilitados para o uso. Você deverá informar os endereços “cmt.caixa.gov.br”, “conectividade.caixa.gov.br” e “caixa.gov.br”.

Erro Java 1.5.0

Ocorre sob a seguinte mensagem: “O CNS requer utilização do Plug-in Java 1.5.0 ou superior”.

Esta mensagem aparece quando o plug-in Java utilizado em sua máquina é de alguma versão inferior à necessária para o acesso.

Para resolver, você deverá:

  • apertar as teclas Alt e X do seu teclado ao mesmo tempo. Isso abrirá o Gerenciamento de Complementos do seu navegador;
  • clicar em “Gerenciar Complementos”, depois em “Mostrar” e em “Todos os Complementos”;
  • habilitar o plug-in Java na lista de plug-ins utilizados em seu computador.

Caso tenha algum outro problema ao tentar utilizar o portal, existem alguns passos para você adotar:

  • consulte a seção “FAQ – Perguntas Frequentes de Conectividade Social” no site da Caixa;
  • consulte o “Guia do Usuário” e o manual de “Dicas de Utilização”, ambos disponibilizados no site da Caixa;
  • caso sua dúvida não tenha sido esclarecida, ligue para o telefone de suporte 3004 1104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 726 0104 (demais regiões). A ligação é gratuita e o serviço está disponível de 2ª a 6ª no horário das 7 às 20 horas.

Qual o impacto do Conectividade Social – ICP na transformação digital brasileira?

O processo de transformação digital ocorre quando empresas, de diferentes setores, utilizam novas tecnologias digitais como a inteligência artificial para solucionar problemas tradicionais, relacionados aos produtos e serviços que seus modelos de negócio oferecem.

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O portal Conectividade Social visa favorecer os empregadores quanto ao recolhimento de FGTS e Previdência Social.

O portal Conectividade Social tornou mais simples a interação entre empregadores e empregados. Trouxe também maior agilidade, facilitando o processo de troca de informações e recolhimento do FGTS.

Ademais, o portal reduziu custos operacionais, simplificando processos, aperfeiçoando a segurança e disponibilizando, ainda, um canal direto de comunicação com a CAIXA.

Essas melhorias e novas funcionalidades promovem um ganho de eficiência, garantindo acesso web para realização de serviços que antes só podiam ser acessados presencialmente.

Nesse sentido, o portal Conectividade Social – ICP representa um avanço tecnológico no uso da internet no Brasil, tendo em vista que é um canal eletrônico que disponibiliza serviços que beneficiam a vida de milhões de pessoas no país.

Imagens: Freepik.

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