Home Dia do Professor: data de extrema importância social

Dia do Professor: data de extrema importância social

15 de outubro de 2020

Professor é peça fundamental na construção de uma sociedade e por isso, merece a comemoração de uma data especial para ele. Dia 15 de outubro é a data nacional que marca o Dia do Professor. Neste post, além de uma homenagem, você vai conhecer a origem histórica da data e entender a importância de dedicar um tributo àqueles que se dedicam à educação como missão.

Todo dia é dia de homenagear e reconhecer o esforço de quem dedica a vida para a educação. Mas, este reconhecimento vem por uma data especial, designada para marcar o Dia do Professor, o profissional que mais tem influência sobre as pessoas, seja criança, jovem ou adulto. 

No Brasil, 15 de outubro é a data comemorativa em homenagem aos profissionais da educação. Este texto aborda as principais curiosidades da data, além de ser um convite à reflexão sobre a relevância da categoria na nossa vida. Siga na leitura para saber mais sobre o Dia do Professor!

Como surgiu o Dia do Professor?

Para entender a origem do Dia do Professor, vamos viajar quase 200 anos atrás, ao Brasil Imperial. No dia 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I criou o Ensino Elementar no Brasil, por meio do Decreto Imperial.

Era uma proposta para a educação da época que continha as grades de matérias e o salário dos professores, por exemplo. Além disso, destaca-se a regulamentação das Escolas de Primeiras Letras (atual Ensino Fundamental).

Mas afinal, Dia do Professor é feriado nacional ou não?

Em 14 de outubro de 1963, o Decreto Federal 52.682 oficializou a data de 15 de outubro. A partir de então, a comemoração do Dia do Professor no Brasil tornou-se, nacionalmente, um feriado escolar.

Isso quer dizer que no Dia do Professor tem aula?

No Dia do Professor, as escolas da rede pública (municipal e estadual) não têm aula. Já no caso das escolas particulares, o dia letivo é opcional.

dia-do-professor-data-de-extrema-importancia-social-2
No Dia dos Professores, é comum que as escolas suspendam as aulas.

No entanto, nesse dia, é comum que os professores não precisem dar aulas.

Como são as comemorações e homenagens do Dia do Professor?

De acordo com a Secretaria da Educação, originalmente, em 1963, fazia-se uma pequena confraternização entre professores e alunos para celebrar a data. Nessas reuniões, os participantes tinham o costume de dividir pratos e doces feitos em casa.

“Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”. (Decreto Federal 52.682)

Atualmente, esse tipo de interação ainda prevalece em muitas escolas, que organizam cafés de manhã e almoços comemorativos. Existem também as homenagens simbólicas, por meio de recados e presentes, e agora, com as mídias sociais, os agradecimentos são muitas vezes, por vídeos e mensagens virtuais.

Além disso, o Dia do Professor é comemorado fora das instituições de ensino. Mesmo não sendo um feriado nacional, a data deve ser lembrada por todos.

Pensando nisso, o Ministério da Educação disponibilizou em seu site a série “Os professores e as nossas escolhas”. A produção mostra em 3 episódios, a importância do professor na vida do aluno e como esse profissional ajuda diversas pessoas ao longo da sua carreira. Confira aqui o primeiro episódio.

Dia do Professor ao redor do mundo

De acordo com a Wikipedia, em 1994, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) proclamou o dia 5 de outubro como o Dia Mundial dos Professores. Desde então, a data tem sido marcada por diferentes comemorações pelo mundo todo.

No entanto, assim como no Brasil, alguns países possuem um dia próprio dedicado aos professores, além do 5 de outubro. Em alguns casos, o dia é um feriado, mas em outros lugares, apesar das comemorações, a data é um dia comum.

Dia do Professor 2020

Diante da pandemia de Coronavírus, muitas realidades precisaram se renovar. Esse foi o caso não só do Dia do Professor, mas também do dia a dia em sala de aula: a rotina das escolas e o formato das salas de aula mudaram.

Após a chegada da Covid-19 no Brasil, surgiu a preocupação de isolar a população a fim de diminuir o contágio. Dessa forma, algumas escolas interromperam as aulas presenciais, enquanto outras optaram pelo ensino remoto, por meio de aulas online.

Com isso, os professores precisaram se adaptar, trazendo o conteúdo do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior para o contexto digital.

dia-do-professor-data-de-extrema-importancia-social-3
Diante da pandemia, o modelo de ensino das escolas precisou se transformar.

O professor tem um papel fundamental, seja na tela de um computador ou na sala de aula tradicional. Além da educação, ele é um exemplo, uma inspiração aos alunos e um verdadeiro construtor de uma sociedade mais correta e mais justa.

Os profissionais do Escritório Rosenbaum Advogados desejam parabéns pelo Dia do Professor a todos os profissionais da Educação!

0Shares
0