Home Como escolher um advogado? Saiba como contratar um advogado com segurança

Como escolher um advogado? Saiba como contratar um advogado com segurança

24 de setembro de 2020

Escolher um advogado online pode ser uma tarefa difícil, principalmente para quem nunca fez isso antes. No entanto, um bom advogado é essencial para se defender de abusividades e garantir seus direitos. Pensando nisso, criamos este passo a passo com tudo o que você precisa saber na hora de contratar um advogado.

Muita gente acredita que advogado é uma necessidade exclusiva de acusados de crimes e infrações, que precisam se defender diante de um tribunal. Contudo, situações que exigem a intervenção de um bom advogado são mais comuns do que se imagina. Cedo ou tarde, você pode precisar de um.

Siga na leitura deste post e nós vamos te mostrar o motivo.

Você já teve um voo cancelado e precisou aguardar por horas no aeroporto para poder embarcar?

Pensou em entrar em um leilão de imóveis para comprar a casa dos sonhos por um preço mais baixo?

Ou não pôde realizar uma cirurgia porque o plano de saúde negou a cobertura?

Em todos esses casos e em muitos outros que nos deparamos corriqueiramente, há o rompimento da relação entre consumidor e fornecedor, o que figura prática abusiva. Daí a importância do acompanhamento de um advogado, para buscar a defesa dos seus direitos. Por isso, é sempre bom estar preparado para contratar um profissional competente e de confiança.

Abaixo, vamos esclarecer algumas dúvidas e explicar passo a passo o processo de contratação de um advogado:

Qual é a função de um advogado?

A função do advogado é defender os interesses e garantir os direitos dos seus clientes, por meio da legislação vigente no país. Esse profissional pode argumentar em defesa de uma pessoa, grupo, causa, etc, servindo em favor da parte mais fraca.

Cada situação tem suas peculiaridades e por isso, há áreas do Direito com diferentes especializações.

Além disso, o advogado possui uma função social muito importante, pois ele trabalha para haver uma sociedade mais justa e democrática, em que se exerce o bom cumprimento da lei.

como-escolher-um-advogado-saiba-como-contratar-um-advogado-com-seguranca-2

Por que contratar um advogado?

A contratação de um advogado deve ocorrer quando uma pessoa ou empresa se sentem prejudicadas ou lesadas de alguma forma e querem buscar a defesa dos seus direitos. Dessa forma, ela pode recorrer à Justiça com mais segurança, pois recebe orientação especial baseada na legislação.
Além disso, o advogado pode realizar consultoria ou assessoria jurídica para pessoas e empresas. O profissional tem o papel de lidar com dificuldades ou mesmo impedir o surgimento de problemas. É uma forma de prevenção, em que se preza pela economia de tempo e dinheiro.

Onde contratar um advogado?

Geralmente, as pessoas contratam um advogado com base nas indicações de conhecidos que já utilizaram os serviços do profissional. No entanto, cada vez mais, as pessoas vêm usando a Internet para encontrar um advogado.
Para procurar um advogado, você pode realizar uma pesquisa no Google e ver as avaliações de diferentes escritórios e profissionais da área. Além disso, existem sites que oferecem mecanismos de busca que podem ser consultados nestas situações.

É seguro contratar um advogado online?

Sim. A contratação de advogado online é segura e mais prática do que a contratação presencial. Contudo, é preciso estar atento antes de escolher um profissional online.
Ao contratar um advogado online, é fundamental pesquisar as referências do mesmo na internet.
Para isso, é recomendável verificar o site ou blog do advogado (ficando sempre atento ao símbolo de site seguro), as avaliações de outros clientes, os canais de atendimento e os registros do advogado no Cadastro Nacional de Advogados (CNA) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).como-escolher-um-advogado-saiba-como-contratar-um-advogado-com-seguranca-3

Existe advogado grátis?

Existem alguns profissionais que afirmam que seus serviços são gratuitos, ou criam chamadas enganosas com “escritório de advocacia grátis”. No entanto, essa prática é ilegal e expressamente proibida pela OAB.
A OAB disponibiliza uma tabela de honorários que prevê os valores mínimos que devem ser cobrados por advogados. É indevida a contratação de serviços por quantias inferiores às fixadas pela tabela de honorários.
No entanto, existem algumas opções, caso não seja possível arcar com a contratação de um advogado:

Juizado Especial Cível (JEC)
Por meio do Juizado Especial Cível, é possível mover ações de forma gratuita, sem a necessidade de um advogado. No entanto, deve-se atender aos seguintes requisitos:
Ser pessoa física, microempresa, empresa de pequeno porte ou uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP);
O valor do processo pode ser de, no máximo, 20 salários mínimos;
Caso seja preciso recorrer, é necessário haver acompanhamento de um advogado.

Defensoria Pública
A Defensoria Pública Estadual disponibiliza consultas com advogados especializados em diferentes áreas gratuitamente. Contudo, os casos ajuizados através da Defensoria Pública costumam ser mais demorados, assim como o atendimento.  
Estudantes de Direito
Em faculdades de Direito é possível encontrar os chamados “escritórios experimentais” que oferecem atendimento para diferentes áreas. A orientação é prestada pelos estudantes (sob a supervisão de professores) de forma totalmente gratuita.
Serviço gratuito através da OAB
Algumas unidades da OAB oferecem o serviço de atendimento jurídico de forma gratuita. Contudo, para garantir o serviço, é necessário passar por uma triagem.
A seleção é feita com base nas condições financeiras do solicitante, que devem ser demonstradas através de comprovantes de renda.

Como contratar um advogado?

  1. Procure o tipo de advogado que melhor atende às suas necessidades

    É importante buscar um profissional especializado em uma área específica. Dessa forma, é possível garantir um advogado que defenda melhor seus interesses.
    Por exemplo, se você tiver um problema com seu convênio médico, é recomendável buscar a orientação de um profissional especialista em Direito à Saúde. Ou se você foi vítima de uma propaganda enganosa, procure um advogado especializado em Direitos do Consumidor.como-escolher-um-advogado-saiba-como-contratar-um-advogado-com-seguranca-4

  2. Busque orientação de mais de um advogado sobre o seu problema

    Antes de fechar um contrato, é recomendável buscar opinião de outros advogados sobre o seu caso. Experiências distintas podem trazer novos pontos de vista, levando-o a concluir melhor sobre como lidar com o problema. como-escolher-um-advogado-saiba-como-contratar-um-advogado-com-seguranca-5

  3. Pesquise sobre o advogado

    Uma pesquisa bem feita é fundamental para que você possa contratar um advogado com segurança. Seguem os principais pontos a serem analisados:
    – O registro do advogado no Cadastro Nacional da OAB;
    – Informações sobre o histórico do advogado (a faculdade em que estudou, em qual área atua, a taxa de sucesso de seus casos, o conteúdo que produz, etc);
    – As referências do profissional;
    – Seu blog, site ou perfis profissionais nas redes sociais. como-escolher-um-advogado-saiba-como-contratar-um-advogado-com-seguranca-6

  4. Procure saber a opinião de outros clientes do advogado

    As avaliações dos clientes são uma importante baliza, já que demonstram o grau de contentamento quanto ao serviço, e devem ser analisadas antes de contratar um advogado. Você pode ler comentários nas redes sociais e as avaliações deixadas no Google.
    Caso prefira, também é possível pedir recomendações a amigos e familiares. como-escolher-um-advogado-saiba-como-contratar-um-advogado-com-seguranca-7

  5. Identificação: opte por um advogado com quem você se sente à vontade para falar sobre o seu problema

    Ao mover uma ação, é necessário dar todos os detalhes possíveis para que o advogado possa montar uma defesa eficiente. Por isso, é fundamental escolher um advogado de confiança, com quem você se sinta confortável para descrever o ocorrido e seja bem atendido. como-escolher-um-advogado-saiba-como-contratar-um-advogado-com-seguranca-8

  6. Fique atento aos detalhes do contrato celebrado com o advogado!

    Antes de assinar o contrato fornecido pelo advogado escolhido, leia atentamente as cláusulas estabelecidas, atentando-se também ao modo de cobrança e pagamento dos honorários. como-escolher-um-advogado-saiba-como-contratar-um-advogado-com-seguranca-9

Caso você tenha alguma dúvida, é possível contatar o Escritório Rosenbaum Advogados através das redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook e LinkedIn), do formulário no site ou pelo telefone (11) 3181-5581.

0Shares
0