Home / Artigos e Noticias / Atraso em viagem para a Disney rende majoração de indenização

Atraso em viagem para a Disney rende majoração de indenização

Direitos Contra Companhias Aéreas
castle 1218797
Avatar

Redação

outubro 16, 2019

Espera de 18 horas em viagem para Disney majorou indenização para avós e três netos de R$ 2 mil para R$ 10 mil para cada, totalizando R$ 50 mil de reparação

Era para ser uma viagem dos sonhos, não fosse a má prestação de serviços por parte da companhia aérea que cancelou o voo, não deu as informações necessárias, nem passou qualquer previsão de solução do problema.

Assim começou a viagem de um avô, uma avó e três netos (dois menores) para uma viagem de férias à Disney. Embarcaram na aeronave onde ficaram esperando a decolagem que não aconteceu, desembarcaram e ficaram boa parte da noite no aeroporto sem saber em que momento embarcariam.

Depois de tantas discussões com os funcionários, totalmente despreparados, o grupo foi direcionado a um hotel e só embarcaram no dia seguinte, chegando ao destino com 18 horas de atraso em relação ao originalmente contratado e tendo que arcar com despesas com extensão do seguro viagem e diárias extras. Tudo isso sem falar na frustração de atrasar uma viagem programada e paga com antecedência.

Ao reunir os documentos necessários e procurar um advogado especializado em Direitos do Passageiro Aéreo e Consumidor, ajuizaram uma ação contra a companhia aérea, conseguindo indenização por danos morais e materiais no valor de R$ 2 mil para cada passageiro envolvido. Diante de inúmeros inconvenientes e dissabores, na apelação, o Tribunal de Justiça de São Paulo majorou a os valores das indenizações para R$ 10 mil por passageiro.

“A perda de um dia de passeio de um casal de idosos com três netos, sendo dois menores de idade, para um destino de sonhos, a Disney, a falta de zelo da companhia aérea com seus passageiros mais vulneráveis e a total falta de informações precisas garante uma indenização maior. Para a fixação do montante indenizatório, deve-se levar em conta a gravidade e a extensão dos danos sofridos e a condição ou necessidade da vítima e a capacidade do ofensor. Dessa forma, a fixação do valor deve atender aos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade, ressaltando-se que tal quantia deverá servir de forma a impedir que o causador do dano promova atos da mesma natureza perante outros consumidores, além de promover a efetiva compensação do prejuízo suportado Dessa maneira, levando-se em consideração a intensidade dos danos ocasionados, a condição financeira das vítimas e do ofensor, cabe a majoração da indenização ao importe de R$ 10.000,00 para cada um dos Autores. […]”, conclui a decisão.


Cancelamento e Atraso de voo

Cancelamento e atraso de voo é considerado prática abusiva, sobretudo quando a companhia os causa unilateralmente. Diversos são os motivos que levam a isso, valendo citar aqui os principais: más condições climáticas, manutenção não-programada na aeronave, tráfego aéreo intenso que gera congestionamento, jornada de trabalho da tripulação.

De todo modo, a partir do momento em que a companhia vende uma passagem ao seu cliente, está estabelecendo uma relação de consumo e é indevido romper com os compromissos que firmou com seu consumidor.

Para isso, existe o Código de Defesa do Consumidor, que respalda as relações de consumo para que as partes não saiam prejudicadas. No entanto, as violações do mesmo podem levar o cliente, neste caso, a procurar advogado especializado em Direitos do Passageiro Aéreo para buscar judicialmente que a companhia revise sua conduta.

Apelação Cível nº 1014490-73.2018.8.26.0068

A partir do relato do seu caso em nosso formulário de contato, WhatsApp ou telefone (11)3181- 5581, poderemos orientá-lo e analisar se no seu caso cabe a indenização. O Escritório Rosenbaum Advogados possui especialidade e vasta experiência em Direito dos Passageiros Aéreos.

Avatar

Redação

MAIS ARTIGOS
Veja mais

Artigos relacionados

Nossa reputação é de excelência em serviços jurídicos

Avaliação dos clientes
Rosana Silva
Rosana Silva
13/08/2021
O Plano de saúde negou o fornecimento de um medicamento. Foram muito rápidos e eficientes. Em menos de uma semana foi resolvido é eu já agendei o procedimento.
Renner Carvalho
Renner Carvalho
12/08/2021
Excelente Escritório de Advocacia, são bastante atenciosos e 100% confiável.
Maj Cav Luciano CECMA
Maj Cav Luciano CECMA
12/08/2021
Cancelamento de voo pela Latam de POA para MAO, no check-in, devido ao voo ter a aeronave trocada por um modelo que não permitia nosso pet. Fomos realocados em um voo no dia seguinte e acomodados em um hotel com as despesas pagas pela Latam. Danos morais para 4 passageiros. Excelente trabalho!
Rafael Camilo
Rafael Camilo
11/08/2021
Competentes, acessiveis e comprometidos com o objetivo!
Esther Chame
Esther Chame
11/08/2021
Excelente trabalho com eficiência e profissionalismo.
Silvia Tello
Silvia Tello
07/08/2021
Tive uma mala perdida em um vôo doméstico e a companhia aérea me deixou desamparada. Precisei de assistência jurídica para reclamar meus direitos e encontrei o Escritório Rosembaum que me auxiliou no caso. Desde o primeiro contato até a conclusão do processo foram extremamente profissionais e transparentes, esclarecendo minhas dúvidas, meus direitos e os trâmites do processo. Parabéns à toda equipe do Rosembaum Advogados pelo êxito na causa e pelo serviço de excelência prestado.
Cleia Costa
Cleia Costa
29/07/2021
Sou do Amazonas e encontrei o escritório através do Google. Desde o primeiro contato percebi a seriedade e o profissionalismo do Rosenbaum Advogados. Honestos e competentes. Super recomendo!
Elisa
Elisa
16/07/2021
O escritório foi bastante profissional e conseguiu a devida indenização da empresa aérea.
ROSENBAUM ADVOGADOS

Fale com a nossa equipe de especialistas, e dê o primeiro passo rumo à solução dos seus desafios.

FALE CONOSCO
Relate seu caso online
Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
Whatsapp