Home Artigos e notícias Vale a pena comprar lotes para investir?

Vale a pena comprar lotes para investir?

26 de setembro de 2016

Vale a pena comprar lotes para investir?

Na hora de escolher onde morar, é mais comum que os compradores optem por um imóvel pronto. Mas há aqueles que preferem investir em um lote para construir seu lar. Porém, antes de fechar contrato, é preciso avaliar bem se aquela será uma boa escolha.

De acordo com Apolo Scherer, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará (Creci – CE), primeiro é preciso averiguar se o loteamento está regularizado com a Prefeitura, com registro no cartório e também junto aos órgãos ambientais. “Além disso, você tem que ver se a empresa que está bancando aquele loteamento tem credibilidade, avaliar outras obras dela”.

Um outro cuidado importante é avaliar o memorial descritivo do projeto. Assim, ao receber o lote, você poderá averiguar se o que foi ofertado foi entregue. “Avalie também o preço, veja se está compatível com que está sendo oferecido e se está de acordo com o mercado”, orienta Apolo.

Pensando em comprar um imóvel perto do sítio dos pais, Walgberto Carneiro adquiriu dois lotes na Cidade Cauype, empreendimento da Luciano Cavalcante Imóveis, em Caucaia. “Fiz uma visita e vi o projeto de urbanização e, além disso, eu já conhecia a empresa dona do empreendimento, então a questão da confiabilidade também pesou na escolha”, diz.

Inicialmente, o objetivo da compra é para investimento, mas pode se tornar também moradia. “No futuro eu pretendo construir uma casa e talvez eu me mude para lá”.

Além dos cuidados com a documentação e credibilidade da empresa, é preciso ter em mente quando o objetivo da compra, se é para morar ou investir.

Se o objetivo for moradia, o comprador tem que levar em consideração a localização e a estrutura do entorno, indica Luciano Cavalcante Neto, sócio da Luciano Cavalcante Imóveis. Já se o motivo for investimento, o que vai pesar na escolha é a possibilidade de valorização.

Se essa escolha for em um loteamento aberto, observe também o acabamento. “Quando o loteamento é aberto, ele tem ruas abertas. Então observe a qualidade da pavimentação e da infraestrutura”, diz Luciano. Agora se for em um loteamento fechado, avalie muito bem a incorporadora.

Cuidados

Além disso, é bom verificar com um engenheiro se aquele local serve mesmo para construção, indica Cristiano Espíndola, advogado especialista em direito imobiliário.

“Já vi o caso de um cliente que comprou quatro lotes e construiu casa para vender. Mas eles ficavam em um lugar com lençol freático alto, então toda vez que chovia o esgoto transbordava, Até hoje ele não vendeu as casas”, conta.

Depois, é preciso verificar também se naquele local é possível construir o imóvel desejado e se ele não está em local de preservação ambiental. “Olhe na lei de uso e ocupação do solo daquele município para saber o que pode e o que não pode construir naquele local”. (Larissa Pacheco, especial para O POVO)

DICAS: O QUE AVALIAR NA HORA DA COMPRA

DOCUMENTAÇÃO

Verifique se a incorporação imobiliária daquele loteamento está registrado junto a prefeitura e se atende às exigências dos órgãos ambientais.

HISTÓRICO

Busque o histórico de vendas da incorporadora responsável pelo empreendimento.

PREÇO

Avalie se o preço do lote está de acordo com o ofertado e se condiz com o mercado. Além disso, confira o memorial descritivo para avaliar se o que foi entregue condiz com o que foi vendido.

LOCALIZAÇÃO

Veja a estrutura do entorno, se fica perto de supermercados, hospitais, escolas etc. Isso determina a valorização ou não do lote.

INFRAESTRUTURA

Verifique a pavimentação das ruas do loteamento e o que mais ele oferece.

CONSTRUÇÃO

É preciso verificar também se naquele local é possível construir o imóvel desejado e se ele não está em local de preservação ambiental.

Olhe na lei de uso e ocupação do solo do município para saber o que pode e o que não pode construir naquele local.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/imoveis/2016/09/24/notimoveis,3660407/como-escolher-um-lote.shtml

 

0Shares
0